5 materiais essenciais para começar na pasta americana 

Nós sabemos que ninguém nasce sabendo todas as técnicas exigidas no mundo da confeitaria, mas hoje já é possível ter acesso a diversas aulas sobre o tema, sejam on-lines ou presenciais. Se você está começando a decorar bolos e doces finos, temos uma dica valiosa: aprenda a trabalhar com pasta americana!

Para ter sucesso no acabamento com esse material, conheça as cinco ferramentas que não podem faltar para a decoração em pasta americana. Acompanhe este artigo e prepare seu kit de itens!

Rolo

O rolo será seu grande aliado na cozinha, ao lado das réguas niveladoras (daqui a pouco você descobre o porquê). Ele é essencial para abrir qualquer quantidade de massa, seja para cobrir um bolo por completo ou somente para criar pequenas peças de ornamentação, pois contribui na uniformidade da pasta, deixando-a bem lisinha.

Réguas Niveladoras

Quer mandar bem na pasta americana? Entenda que rolo e réguas niveladoras devem trabalhar juntos e são fundamentais para produzir trabalhos menores, como decorações para pães de mel, pirulitos decorados e apliques. Essa dupla irá garantir que um lado da massa não fique mais grosso do que o outro, dando uniformidade ao seu trabalho.

As diferentes alturas de réguas disponíveis no mercado permitem que você tenha ainda mais liberdade de criação. Por exemplo, veja o bolo ao lado e perceba que cada elemento da decoração tem uma espessura diferente.

  • – Para abrir a massa dos chapéus foi usada uma régua de 3mm
  • – A massa dos cachorrinhos foi aberta na régua de 6mm
  • – Já os ossos que compõem o topo do bolo têm a espessura de 10mm

Viu como essa variação deixa o bolo mais interessante?

Alisadores

Você precisará de pelo menos um alisador para compor seu kit de materiais. Essa ferramenta é usada, como o próprio nome diz, para alisar a massa já aplicada no bolo e tirar qualquer tipo de onda indesejada, garantindo um acabamento impecável.

Existem também alisadores específicos para dar acabamento aos cantos do bolo. Você pode escolher se quer fazer uma quina retinha, ou se prefere um efeito arredondado. Veja o que mais combina com a sua decoração e arrase!

Cortadores

Os cortadores em diferentes formas farão você ganhar mais tempo durante a produção. Quer fazer um gato para sua decoração? Use o utensílio nesse formato e garanta a silhueta do animal em um só corte. Alguns materiais são projetados para cortar de uma só vez várias formas, o que coopera ainda mais para a agilidade de confecção.

Existem muitos tipos de cortadores no mercado, então se atente ao material, principalmente se não é tóxico. Isso é muito importante, visto que com essas ferramentas você irá manusear a pasta, cujo consumo final é alimentício.

A essa altura você já deve estar se perguntando “com tantos cortadores disponíveis, quais devo comprar primeiro”? Nesse ponto temos duas dicas:

– Fique atento às tendências: os objetos, figuras da moda geralmente são bons caminhos para se investir.
– Tenha cortadores geométricos: já que não dá para ter todos de uma vez, invista inicialmente pelo menos em formas geométricas, pois a partir delas já é possível fazer muitos apliques.

Estecas

Completando o kit de cinco materiais essenciais para começar na pasta americana, entram as estecas. Com um conjunto de estecas você já consegue completar o acabamento de muitas peças. A variedade de estecas disponíveis também é imensa, então avalie quais seriam mais necessárias para você inicialmente.

Anotou todas as dicas? Então bora botar a mão na massa!

Acha que faltou algum item nessa lista? Comenta aqui!

Compartilhe!!!