Docinhos com marcações: a nova tendência da confeitaria
Quem está ligado nas redes sociais com certeza acompanha muitas tendências, assiste à vídeos demonstrativos e sabe o que está dando certo para a confeitaria. E no momento uma das maiores tendências são os docinhos marcados.
Fofos, delicados, eles dão um toque todo especial à mesa. Formam uma decoração simples, mas com detalhes
que fazem toda a diferença.
Pode até parecer muito fácil de fazer, mas existem alguns truques que você PRECISA saber antes de começar a fazer docinhos marcados. Leia as dicas e acerte em cheio!
Textura do doce
Você pode marcar todo tipo de doce tradicional de festa, como beijinho, doce de leite ninho, brigadeiro, bicho de pé, entre outros, mas todos eles devem ter a textura bem firme, para que o desenho não perca o formato ao longo da festa, e acredite, isso pode acontecer se você não atingir o ponto certo.
Em um docinho de panela tradicional você pode mexer em torno de 10 minutos para atingir o ponto ideal. Já nos docinhos para carimbar, esse processo pode dobrar de tempo, dependendo do leite condensado que você usar e da espessura da sua panela. Então força nesse braço e paciência para que dê tudo certo.
IMPORTANTE: cuidado com as misturas lácteas. A embalagem pode até enganar, e fazer você confundir leite condensado com mistura láctea; mas não se engane, se tentar fazer um docinho com essa mistura, ela irá ficar borrachuda, com uma textura ruim para o manuseio, além de que, irá demorar mais tempo ainda para atingir o ponto certo.
Cobertura
Essa é uma das partes mais importantes para sua decoração dar certo. Vamos falar agora sobre as coberturas comuns para enrolar os doces. Se você usar coberturas tradicionais, como coco ralado e granulado, o efeito pode não aparecer.
Já com outras coberturas mais finas, como leite em pó ou açúcar impalpável, o sucesso é garantido! Uma dica importante para o doce não craquelar: passe os docinhos levemente em uma peneira, assim todo excesso será removido e sua marcação com carimbo
ficará mais evidente.
Cor do doce
Quer arrasar de verdade nos docinhos? Aposte na coloração! Doces coloridos vão trazer ainda mais vida e capricho para a mesa. Antes de escolher as cores, pense em quais mais combinam com o tema no qual você irá trabalhar. Por aqui amamos os docinhos com cores suaves, eles ficam muito fofos com os carimbos!
Você pode tingir com pó aveludado e corantes líquidos gel, sempre próprios para alimentos, ok? Para grandes quantidades, prefira tingir durante o cozimento (no início ou no fim do cozimento do doce). Para pequenas partes, é possível colorir depois da massa já fria.
Dica para atingir o tom desejado: se você fizer um tradicional doce de leite em pó, por exemplo, ele fica amarelado, então, para atingir a cor que você quer, é importante colocar um pouco de corante branco antes de aplicar o tom desejado.
Hora de carimbar
Chegou a hora mais linda da sua decoração. Vamos carimbar? Mas antes, segue uma listinha do passo a passo para não deixar nenhuma etapa passar, tá?
- – Faça o doce em ponto firme
- – Deixe esfriar
- – Enrole
- – Passe em uma cobertura
- – Passe na peneira
- – Coloque nas forminhas de sua preferência
- E marque!
- Mas o que usar para fazer os desenhos? Atualmente existem carimbos no mercado próprios para marcar docinhos, em diversos formatos para abusar da criatividade!
Esses que usamos em nossa decoração são bem simples de usar. Basta escolher o desenho, encaixar no marcador e carimbar, sem precisar passar nenhum óleo ou manteiga, pois ele não gruda.
Espero que tenha gostado das dicas e que comece já a fazer docinhos de arrasar!
Você sabe de mais alguma técnica que pode ajudar? Coloque aqui nos comentários e ajude a outras pessoas!
Olá eu posso carimbar com pó dourado os docinhos de ninho e congelar ?
Oiii 🥰
Não indicamos fazer isso, o ideal é carimbar no momento que for exposto ou antes de ser consumido.
Olá eu posso carimbar com pó dourado os docinhos de ninho e congelar ?