9 ferramentas básicas para começar a fazer velas em biscuit
🗓️ Data da publicação: 08/02/2022
🕗 Tempo de leitura: 11 min.

A vela em biscuit virou febre nas decorações de festas de aniversário, dando espaço e valor para as criações feitas artesanalmente. Por conta disso, o trabalho de artesãs (os) vem ganhando ainda mais evidência no mercado de festas.
Provavelmente você esteja querendo entrar nesse nicho ou já tenha iniciado com esse tipo de criação. No entanto, desenvolver peças em biscuit requer muita paciência, pois, a massa precisa de um tempo mínimo de 72 horas para a secagem, e claro, por ser feito a mão é necessário delicadeza e cuidado.
Nosso conteúdo de hoje te mostrará as ferramentas para começar a fazer velas em biscuit. Conheça abaixo cada uma delas!
1- Massa de biscuit
Dentre as ferramentas, não poderia faltar a principal que é a massa de biscuit, com ela você desenvolverá as velas. Resumidamente, é uma massinha de modelar feita de amido de milho, cola branca para porcelana fria e vaselina. Bastante versátil pode ser utilizada em decorações de doces, bolos e festas. Entretanto, como falamos acima, para montar peças com este tipo de material requer calma, por todo o processo já citado. Todavia, separamos aqui 5 dicas para secar peças em biscuit. Após finalizar sua peça, pode surgir a dúvida de como guardar a massa, por isso veja aqui como armazenar o biscuit.

2- Rolo maciço
Visando a praticidade em abrir, alisar e dar acabamento nas massas, o rolinho te auxiliará nesses pontos e ainda trará agilidade às suas produções. Trabalhar com as velas ficará mais fácil, além de trazer profissionalismo nas suas peças, pois, dessa forma conseguirá padronizar seus produtos.
3- Régua niveladora 10 mm
Em conjunto com o rolo maciço, a régua niveladora deixa a massa na mesma espessura, ficando assim toda por igual. Isso fará com que sua peça tenha um melhor acabamento na hora de forrar ou fazer recortes. No caso da vela, deixará ela na mesma proporção, evitando oscilações na espessura.
A espessura de 10mm é a mais usada, por proporcionar boa sustentação à peça, visto que ela ficará de pé no bolo.

4- Marcador de massa
Após alisar a massa, é o momento de criar efeitos lindos e incríveis para as velas, e você pode fazer isso de maneira muito prática, usando um marcador.
Existem muitas opções de marcadores no mercado, que podem combinar exatamente com o seu tema, mas trouxemos em nossa lista o marcador listrado, que é neutro, sendo assim, é excelente para agregar às suas decorações. . A utilização dele é bem fácil, basta pressionar na massa, que marcará.
5- Cortador de números
Chegou a hora de dar formato à vela. Nesta etapa, você utilizará o cortador de números para moldar sua peça. Com o auxílio dessa ferramenta, você cortará a massa na forma certinha do número.
Para cortar a massa sem o risco de ficar rebarbas, passe um hidratante ou óleo corporal no cortador. Assista ao vídeo ensinando o passo a passo de como fazer uma vela de biscuit.
6- Cortador redondo babado
Nesta fase, chega o momento de fazer a base da sua vela. Aqui a ferramenta coringa que você pode usar é o cortador redondo babado, e o corte será feito assim como no passo anterior. Com a base, sua vela terá a sustentação necessária, e dessa forma terá estrutura suficiente para não cair.
Para dar uma altura charmosa e de destaque para a vela, faça pelo menos “dois andares” de base, colocando um tamanho menor, sobre um maior.

7- Palito ou arame
Com o auxílio de um palito ou arame você dará estrutura à sua vela para colar na base. É bem simples, faça um furinho no centro da vela (quando ela já estiver quase totalmente seca) com o palito ou esteca, e depois disso, com o uso da cola, fixe na base.
8 - Cola
Como citado no passo anterior a cola em conjunto com o palito ou arame fixará sua peça. No entanto, é possível colar o biscuit no próprio biscuit – afinal, ele é feito de cola, porém, te aconselhamos utilizar a cola branca para garantir a fixação.
9 - Pavio
Para finalizar sua criação não pode faltar o item que o aniversariante irá soprar, no caso o pavio. Este último objeto é facilmente encontrado em lojas de produtos artesanais em todo o Brasil.
Dica para você brilhar
Lá no começo do nosso conteúdo falamos o quanto vender velas de biscuit pode ser lucrativo. Pensando nas grandes produções, mesmo que você ainda esteja iniciando, é essencial buscar praticidade no intuito de acelerar o processo de desenvolvimento dos seus produtos.
Neste contexto, nossa dica de hoje é um “plus”, isso porque, para deixar sua vela ainda mais maravilhosa, você pode utilizar um borrifador e dar brilho ao seu trabalho. Fora que, além de uma melhor aparência, é possível ter mais eficiência na produção, devido este objeto pulverizar com maior precisão.
Nosso conteúdo dessa semana sobre ferramentas para começar a fazer velas em biscuit, mostrou de forma detalhada o passo a passo necessário de como começar a produzir este tipo de peça e lucrar. Se você deseja seguir nesse ramo, anota todas essas dicas que trouxemos e mão na massa – literalmente rs.