Iniciante na confeitaria: Veja erros que você pode evitar

🗓️ Data da publicação: 15/06/2022

🕗 Tempo de leitura: 9 min.

Começar um novo negócio exige adaptação e aprendizado, muito pelas dificuldades que podem aparecer durante o caminho. Muito se vê na internet sobre o que se deve fazer ao empreender em qualquer ramo, e isso não é diferente na confeitaria; no entanto, olhar só os acertos é um equívoco. Ter uma visão assim só dificulta mais o processo de crescimento, e pode gerar frustação ao não atingir o objetivo almejado.

Por isso, preparamos um conteúdo com ERROS que você pode evitar no seu ateliê. Mas dar os primeiros passos, talvez você não saiba por onde começar e o que fazer, e já adianto: isso é normal!

Uma alternativa para você iniciante na confeitaria é vender brigadeiro gourmet, que além de ser o queridinho entre os brasileiros, é vantajoso na hora de produzir pelo baixo custo de produção, comparado a outros tipos de doces.

Independente da escolha do que irá fazer para vender, saiba que essa fase é muito importante, por isso é preciso buscar conhecimento teórico e técnico do que está produzindo. Para isso, o ponto de partida é buscar pessoas que são referências no assunto, e entender todo o processo de produção, assim será possível ter uma base pela qual começar.

Acompanhe este post até o final e veja os erros que você pode evitar ao iniciar na confeitaria.

Não testar as receitas

Antes de sair divulgando seus doces por aí, é preciso encontrar um padrão para sua receita. Pode parecer simples, mas não é!

É preciso testar tudo, desde ingredientes, até o tempo e temperatura. Na prática, vamos supor que produza biscoitos decorados, neste caso você adequará na sua receita à quantidade necessária de cada ingrediente e criará um padrão, além disso, será preciso verificar a temperatura e tempo necessário para assá-lo por completo, sem correr o risco de ficar cru ou queimado.

Testando receitas

Pouca ou nenhuma organização

Sem dúvidas, a falta de organização é um dos erros que não se pode cometer.

Isso pode afetar sua produtividade, deste modo manter o local de trabalho limpo e organizado é o mínimo a se fazer. Uma alternativa para organizar seu espaço é separar as ferramentas por categoria, por exemplo: espátulas, cortadores e marcadores. Isso facilitará na hora de encontrar, e guardar, e claro, agilizará mais sua produção.

Sem controle de estoque

Imagina a seguinte situação: um cliente deseja comprar um doce seu que está sendo divulgado, no entanto, você percebe que os ingredientes para o fazer acabou, neste caso provavelmente perderia uma venda. Então, para que isso não aconteça, anote tudo que entra e sai do seu estoque em uma planilha, ou se desejar em um caderninho.

Não controlar as finanças

A falta de administração do dinheiro pode ser um problemão! A primeira coisa que deve fazer é separar os ganhos do seu ateliê com suas finanças pessoais, pois dessa forma conseguirá ter um controle melhor dos seus ganhos, e de como irá utilizar o lucro obtido. O ideal é definir um “salário” semanal ou mensal para você, após um certo período que já saiba uma média de quanto ganha.

Falta de boas ferramentas para produção

Com a grande concorrência que existe atualmente na confeitaria, oferecer qualidade aos clientes se tornou fator primordial para a conquista e fidelização. Para atingir um resultado excelente é necessário possuir ferramentas a altura. Mas não precisa sair por aí investindo todo seu dinheiro com isso, a ideia é que comece com pequenos kits. Veja aqui 5 espátulas essenciais para quem está começando na confeitaria.

Deixar a divulgação de lado

No conteúdo praticamente todo falamos sobre erros na produção, no entanto, não se limita somente a isso. Para vender efetivamente é necessário expor seu produto, por isso é necessário separar um tempo para realizar este trabalho. Aprenda de vez a vender seus doces pela internet!

Dica para você brilhar

Vimos no conteúdo de hoje erros comuns de quem é iniciante na confeitaria.

Para fecharmos nosso conteúdo, separamos mais uma dica para você brilhar.

Um problema que acontece com frequência para quem está começando ou já é experiente na confeitaria, é a precificação. Isso porque, existe uma dificuldade na hora de colocar o preço de venda, muitas vezes desvalorizando o trabalho artesanal.

Uma solução para isso é colocar além dos custos com a produção, o valor do seu trabalho por cada doce feito.

Veja um exemplo de precificação de ovos de Páscoa caseiro, que pode ser aplicado com qualquer tipo de doce.

Você já cometeu algum desses erros?

Conta pra gente nos comentários!

Comente

Compartilhe!!!